Seja bem-vindo(a)

DIVERSÃO PARA TODA FAMILIA!

Seja bem-vindo(a)

DIVERSÃO PARA TODA FAMILIA!

Seja bem-vindo(a)

DIVERSÃO PARA TODA FAMILIA!

Seja bem-vindo(a)

DIVERSÃO PARA TODA FAMILIA!

Benefícios do contato com a natureza

Que a natureza traz benefícios para a vida do ser humano, todos já sabemos. Mas quais benefícios seriam esses?

Vários estudos já demonstraram que o contato com a natureza proporciona diversos benefícios, seja através das vitaminas, do calor ou, até mesmo, das simples sensações que o contato traz para a saúde. De acordo com um estudo feito na Inglaterra, passar duas horas por semana em espaços verdes como florestas, clubes, parques e campos podem proporcionar uma melhora significativa na saúde.

 

Veja 5 benefícios do contato com a natureza

  1. Melhora na saúde mental

A correria do dia a dia e a loucura das grandes cidades fazem com que a negatividade e a ansiedade dominem a cabeça. Por isso, caminhar por uma hora em meio a natureza pode ajudar a afastar pensamentos negativos e  repetitivos que ameaçam a saúde mental. Além disso, pessoas com problemas de pressão podem sentir a diminuição do aumento da pressão sanguínea e o nível de cortisol – hormônio relacionado ao estresse – em circulação. Cinco minutos em contato com a natureza são o suficiente para experimentar os seus efeitos.

 

  1. Ajuda no aumento do foco

Com o excesso de tecnologia e de informações, surge a dificuldade de concentração. Contudo, um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin revela que passar um tempo em contato com a natureza, de preferência, sem interferências tecnologias, pode ser uma ótima forma de deixar o estresse em segundo plano. Com isso, voltamos às nossas atividades mais focados e as tarefas são realizadas de um modo melhor.

 

  1. Ajuda no bem-estar

A serotonina é um neurotransmissor que regula o humor, apetite, memória, comportamento social, entre outros, por isso, também é conhecido como “hormônio do bem-estar”. Quanto melhor for a oxigenação do cérebro, maiores serão os níveis de serotonina. Caso a substância esteja em baixa no organismo, o ser humano fica deprimido.

 

Respirar ar fresco pode ser uma grande ajuda para regular os níveis de serotonina e promover sensações de felicidade e bem-estar. Quando esse ar fresco vem de ambientes naturais, como florestas, clubes, parques e cachoeiras, o efeito é ainda maior pois esses lugares aumentam a amplitude das ondas cerebrais, criando um efeito tranquilizante imediato.

 

 

  1. Produz vitamina D no corpo

A vitamina D é um componente importante para a saúde como um todo e ela pode ser produzida pelo organismo quando há contato com o sol. É recomendado pegar sol por no mínimo três vezes por semana, em média durante 15 a 20 minutos, sempre antes das 10h da manhã. Além de fixar o cálcio nos ossos, evitando a osteoporose, a vitamina D mantém o equilíbrio, evitando as quedas e dando mais vigor aos músculos.

 

  1. Benefício na saúde das crianças  

Para além dos inúmeros benefícios explícitos do contato com a natureza, a saúde das crianças também ganha muitos com isso. A diversão, socialização e entendimento no meio ambiente podem trazer melhoras, inclusive para a visão. Estudo realizado em 2012 descobriu que atividades em meio a natureza podem reduzir os riscos do desenvolvimento de miopia.

 

Além da genética, uma das principais causas da miopia é o hábito de passar várias horas do dia em locais fechados, principalmente em frente a computadores. 



O Itiquira Park é o lugar ideal para passar curtir a natureza com tranquilidade, esse cerrado tão lindo e diverso. Venha nos conhecer!